Nossa Escola

HISTÓRIA

A atual Escola de Educação Básica "Maria Konder Bornhausen", situada no Primeiro Braço do Norte, município de Massaranduba, desde seu funcionamento, foi designada de diversas nomenclaturas.
De acordo com os registros mais antigos arquivados na secretaria de mesma, em 1921 a escola era conhecida como "Escola Mixta do Iº Braço do Norte". Entretanto, a capa do livro de matrícula do mesmo ano apresenta-a como "Escola municipal do 1º Braço do Norte". Na época, a escola fazia parte do município de "Itajaí", estando localizada no distrito de "Luiz Alves", conforme atesta o termo de abertura do livro de matrícula assinado em 10 de maio de 1921.
A grande mudança ocorre "aos oito dias do mês de março de mil novecentos e cinquenta e sete, na sede da Escola Reunida Maria Konder Bornhausen de 1º Braço do Norte". Desde então, a escola passa a ser chamada de "MARIA KONDER BORNHAUSEN". Segundo relato das pessoas mais idosas da Comunidade local, o nome "MARIA KONDER BORNHAUSEN" foi uma homenagem prestada pelo excelentíssimo Governador, Sr. Irineu Bornhausen, à sua esposa, Srª. Maria Konder Bornhausen.
Então, de 05/04/88 a 28/03/2000, a escola é oficialmente conhecida como “Escola Básica Maria Konder Bornhausen”, nome que é, a partir de 28/03/2000, alterado para “ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA KONDER BORNHAUSEN”, conforme Portaria E/0017/SED, de 28/03/2000.
Após muita luta e insistência da comunidade escolar, em 2004, de acordo com o parecer nº 385, aprovado em 07-12-2004, a escola passa a ser denominada “Escola de Educação Básica Maria Konder Bornhausen”, atendendo alunos de 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

ORIGEM DO NOME “MARIA KONDER”

Marieta Konder (Maria), filha de Marcos Konder Sênior e Adelaide Flores Konder, nasceu no dia 1º de outubro de 1898. Casou-se em 09 de fevereiro de 1928 com Irineu Bornhausen, nascido em 25 de março de 1896. Tiveram três filhos: Paulo, Roberto e Jorge.
Marieta Konder era a nona filha e a caçula da família. Nasceu em Itajaí, assim como seus irmãos, e frequentou a escola Alemã, concluindo o curso primário. Cursou a Escola Normal em Florianópolis, tornando-se professora. Ficou hospedada na casa de Dª. Lucila Barbosa, viúva do senhor Lídio Barbosa. De volta a Itajaí ela foi elogiada pela sua elegância e nunca deixou de fazer, diariamente, a sua ginástica. Em 1919 passou uma temporada no Rio de Janeiro com sua irmã Adelaide.
Marieta conheceu Irineu em Itajaí. Era o filho mais velho de João Bornhausen e de Guilhermina Bornhausen, descendente de portugueses pelo lado materno e neto de colonos suíços alemães. Casou-se em Itajaí, no dia 09 de fevereiro de 1928, na Igreja da Imaculada Conceição, então Matriz do SS. Sacramento. Irineu Bornhausen era Presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí. Desse matrimônio nasceram três filhos: Paulo, nascido em 06 de setembro de 1929, Roberto nascido em 22 de outubro de 1933 e Jorge em 1º de outubro de 1937.
Marieta teve destacada atividade de filantropia, especialmente nas áreas da criança e da mulher gestante.
Era irmã do ex-governador Adolpho Konder, tia do Deputado Federal Antônio Carlos Konder Reis e mãe do Senador Jorge Konder Bornhausen.
Marieta faleceu no dia 24 de junho de 1994, pouco antes de completar 97 anos de idade, sendo sepultada no Cemitério Municipal da Fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou deste post.