terça-feira, 17 de abril de 2012

Uma aula sobre adolescência e sexualidade.

Nossos conceitos de sexo, amor e responsabilidade.

Conhecendo a incrível gama de informações relativas a sexo/relações sexuais disponível na mídia, consideramos de extrema importância que os alunos sejam orientados sobre o tema.O trabalho foi realizado na turma da 7ª série e tratou e questões próprias da adolescência e sexualidade.

Veja abaixo as conclusões dos alunos.

Texto 1

Nessa fase da adolescência os jovens começam a ter espinhas, barba, pelos pubianos indesejáveis.
Os adolescentes do século XXI só pensam em transar sem pensar nas conseqüências que poderão ter no futuro e incluindo a AIDS, sífilis, filhos e etc.
Os adolescentes começam a pensar através da lógica, adquirir um raciocínio abstrato.

Texto 2
É ter espinhas no rosto, sentir-se desengonçado, falar gírias, ter uma moda própria. Ser adolescente é sonhar é ter liberdade de sair com os amigos, é amar a si mesmo, é saber o porque, sentir-se na fossa, ficar triste. É ter seu corpo modificado. Ter vergonha, ter sensações de prazer e desprazer. O Adolescente começa a pensar através da lógica para conhecer a si mesmo. É nessa época tão tumultuada que surge o desejo sexual com força de um vulcão.

Texto 3
Ser adolescente é ser diferente, ter uma moda própria. É sonhar, é ter liberdade, ficar triste sem saber por quê. Criar seu próprio estilo, escutar suas músicas, curtir aquela banda. É ver seu corpo modificado, ter vergonha, dúvidas. É uma sensação complexa e rica. Compõe músicas, formas bandas, escreve poesias, cria gírias, etc.
É procurar sua identidade, é época de querer provar coisas novas, sem consciência.

Texto 4
Ser adolescente é ter vergonha de seu próprio rosto, é querer ser livre independente, amar você mesmo querendo ou não. É estar sempre na moda copiando os outros. Ter conhecimento de si mesmo, ter à hora certa para sensações de prazeres, evitando problemas que podem levar a morte.

Texto 5
Ser adolescente,ser diferente, amar você mesmo, é sonhar em um outro mundo ter uma moda própria, ter liberdade conhecendo mais pessoas, ter dúvidas, vergonha, ter mudanças físicas, injustiça, violência. O adolescente age sem pensar e depois sempre tem conseqüências, é discutir sobre religião, amor, ter inspirações diferentes, alcançar o equilíbrio para o futuro, conhecimento de si mesmo, o adolescente não conhece as doenças que a adolescência trás.

2 comentários:

  1. Belo trabalho realizado na EEB maria Konder Bornhausen

    ResponderExcluir
  2. 7ª série, como é relevante esclarecer as dúvidas e quando chegar o momento, fazer uso inteligente destas informações.
    Fiquem ligados!
    Sempre pensamos comigo não será assim, poderá ser com os outros.
    Para os outros você é o outro!
    Não esqueça disto!

    ResponderExcluir

Diga o que achou deste post.