segunda-feira, 1 de junho de 2015

ABAYOMI

   Os Alunos do 4º ano na disciplina de Artes realizaram estudos sobre as etnias que contribuíram para a formação cultural de nosso país. Após estudos sobre os povos Indígenas e afrodescendentes, os Alunos confeccionaram Abayomi e produziram textos a partir de suas bonecas.


ALUNA: MARIA LUIZA

A boneca Abayomi


    Uma menina chamada Lara tinha uma boneca, o nome dela era Abayomi. Lara gostava muito da Abayomi porque ela não tinha com quem brincar, e também não tinha brinquedos.
        Em um belo dia, Lara viu uma menina muito triste, ela estava chorando, o nome dessa menina era Ana: Ela explicou para Lara porque estava chorando, dizendo que a sua única boneca de pano tinha rasgado. Lara disse que emprestaria a boneca para Ana, mas no dia seguinte teria que devolvê-la.
      No dia seguinte, Ana foi até a casa de Lara devolver a Abayomi. Ana disse que tinha gostado muito da boneca Abayomi, Lara pensou em dar a boneca para Ana. Depois de pensar muito e resolveu dar a boneca para Ana. Ela ficou muito feliz. Depois de conversarem, Lara teve que voltar para casa, pois estava anoitecendo. A mãe de Lara viu que ela estava sem a boneca Abayomi, ela perguntou para Lara por que estava sem a boneca, Lara respondeu que tinha dado a boneca á uma menina que tinha conhecido, a mãe de Lara perguntou com que brinquedo iria brincar, Lara respondeu que brincaria com a menina que tinha conhecido, pois a menina estava morando na mesma rua que Lara.       


ALUNA: EDUARDA BARUFFI

A boneca Abayomi



  Há muito e muito tempo, num castelo muito antigo, vivia uma menina chamada Celeste. Celeste era uma menina muito solitária, não tinha amigos, a sua única amiga era Margo. Margo era uma boneca feita de pano. Para Celeste Margo significava muito, pois a tinha ganhado de sua avó já falecida.
   Sempre que o relógio tocava a meia noite Margo se transformava em uma meiga menina para brincar com Celeste. Elas passavam a madrugada rindo se divertindo e contando histórias.
   Numa certa noite, a boneca Margo convidou Celeste para conhecer seu mundo mágico. Elas deram as mãos, fecharam os olhos e num piscar já estavam lá. Era certamente um mundo encantado, cheio de flores, fadas, anões, princesas onde todos brincavam e eram felizes e não tinha nenhum tipo de sofrimento. Celeste adorou, mas não podia contar a ninguém sobre esse mundo, porque senão o portal sobre esses dois mundos seria quebrado.
   Celeste guardou esse segredo e de vez em quando ela e Margo vão até lá. Muitos anos se passaram e Margo continua sendo a boneca inesquecível de Celeste.


ALUNA: RAFAELA STRINGARI KROICH

Abayomi e seu medo



   Numa mata desconhecida havia uma princesa chamada Abayomi.
Em uma noite, Abayomi foi passear na mata,  depois de alguns minutos ela ficou presa em uma caverna. A noite estava fria e sombria. Abayomi estava com muito medo. Logo ouviu um rugido e depois viu uma linda mulher de pele e cabelos negros como ela. Abayomi perguntou à mulher quem ela era, e como tinha entrado ali, já que a passagem da caverna estava fechada. A mulher respondeu que ela era uma ancestral de Abayomi, era um espírito. E, por isso, conseguiu entrar na caverna atravessando a passagem. Ela disse também que ela poderia salvar Abayomi da caverna e dos animais selvagens. Então Abayomi segurou na mão do espírito e atravessou a caverna. Logo depois que Abayomi chegou em casa o espírito desapareceu.
   Assim, sozinha como estava, resolveu viajar para a Bahia e morar com a sua família. Abayomi pegou seus trajes e seus pertences e foi para a Bahia.
   Quando chegou lá, todos a saudaram e recebeu o nome de Abayomi a princesa baiana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou deste post.